Tamer

    Ao longo das semanas, construirei um índice de textos no final da página, a fim de facilitar a navegação pelo conteúdo introdutório, além desses textos, há uma série de links úteis também listados, inclusive um tutorial completo do nível 1 ao 130.
    O assunto dessa semana é o "Tamer", isto é, o personagem humano que utilizamos para jogar. Falarei sobre alguns aspectos dele, embora não explorarei profundamento o tópico "equipamentos", uma vez que sua vastidão é difícil de contemplar em um pequeno texto.
 
Visão geral

    Essa imagem é a aba de Tamer ("T"), na qual podemos ver uma série de espaços para adicionar equipamentos e também diversas informações. O pequeno retrato no canto superior direito mostra o seu pet, com sua respectiva vida. Logo abaixo, há a experiência de Tamer na barra amarela e também o seu nível.
 
Experiência e níveis de Tamer

    A cada batalha, existe a possibilidade de se receber experiência de Tamer. Para que isso ocorra, é necessário utilizar pelo menos um Digimon com nível menor do que o inimigo. Existem duas coisas dentro da batalha que influenciam a quantidade de experiência Tamer: a quantidade de aliados com níveis inferiores aos dos inimigos e a quantidade de inimigos. Quanto maior a quantidade desses aliados ou quanto maior a quantidade de inimigos, maior será a experiência de Tamer.
    Além disso, é possível alterar a experiência Tamer utilizando itens, por exemplo, um Tamer EXP Booster ou um D-Ark. A seguir há um exemplo de Booster e o D-Ark para iniciantes:

    Existem dois níveis específicos que são extremamente úteis: 201 e 301. O nível 201 permite que o jogador se torne Robust Tamer e equipe Capsule Traits. O nível 301 permite que o jogador acesse áreas importantes do mapa, além de poder utilizar uma série de novos itens; as áreas importantes são: Royal Base, Labyrinth Hard Mode, Waterspace e Enforcer.
    Considerando batalhas contra Lilamon nas quais três aliados e D-Ark iniciante são utilizados, a experiência Tamer recebida é, em média, 90. Usando as batalhas recém citadas como base, serão necessárias aproximadamente 1380 batalhas para ir do nível 1 ao nível 201 e 1272 batalhas para ir do nível 201 ao 301.
    Embora uma explicação rica em detalhes seja interessante, preferi não explicitar os cálculos que eu fiz, já que demandaria muito tempo e seria pouco proveitosa. Se alguém se interessar pelo assunto, entre em contato comigo pelo Discord e eu explicarei superficialmente os raciocínios envolvidos.
 
Upando Tamer
     Recomenda-se fortemente que atinja os níveis 201 e 301 o quanto antes, de preferência durante a primeira semana de jogo, uma vez que o comando ".disableca" pode ser utilizado por esse tempo, esse comando retira a animação de Card Slash, aumentando a velocidade das batalhas.
    A regra para se upar com qualidade é básica: lute contra inimigos fracos que são derrotados com apenas um ataque em área e invoque o máximo de aliados. Uma aplicação dessa regra básica é batalhar contra a Lilamon de nível 89 localizada em Geko Swamp (30,205). Esse inimigo é fraco, pois pode ser derrotado facilmente com os equipamentos iniciais e com cartas equipáveis compradas por BIT.
    Outra opção é batalhar contra o MetalGreymon de nível 67 localizado em Gear World W (61,180). Essa opção é útil porque o MetalGreymon dá itens que podem ser vendidos a outros jogadores ou usados para fortalecer seus parceiros, entretanto, sua atenção se dividirá entre duas tarefas (batalhas e pegar itens), diminuindo a taxa de batalhas por hora.
 
Títulos de Tamer

    A cada dez níveis de Tamer, você atinge uma novo título, começando como Punk Tamer no nível 1 você receberá Bronze Tamer no nível 11, Silver Tamer no nível 21, Gold Tamer no nível 31 e Brave Tamer no nível 41. O mais relevante desses cinco recém citados é o Brave Tamer, o qual permitirá utilizar o Shout, o chat global.
    Além desses cinco, há também o Robust Tamer, que é adquirido a partir de uma missão liberada no nível 201. Ao atingir tal título, o seu personagem ganha acesso aos mapas Sky Dungeon 1, Sky Dungeon 2 e Sky Dungeon 3. Esses mapas não só possuem novas áreas de treino, como também bosses novos e uma dungeon exclusiva: Royal Base. Em resumo, atingir Robust é muito benéfico para seu jogo e deve ser conseguido o quanto antes.
 
Robust Tamer quest
    A fim de se tornar Robust, é necessário realizar uma quest com 5 diferentes etapas. Em cada uma delas é necessário dropar alguns itens. Ao pegar os itens de cada etapa, fale com o Jijimon de Baba's Land (30,38) ou com o de Mud Village (47,85).
 
 Robust quest 1: Icy Plains
 
Robust quest 2: Wind Valley N
 
 
Robust quest 3: Labyrinth 2F
 
 
Robust quest 4: Dungeon of Darkness 2F
 
 
Robust quest 5: Labyrinth 3F e Wind Valley W
- x5 Diaboromon drops, que pode ser encontrado em Labyrinth 3F (77,17)
- x5 Anubismon drops, que pode ser encontrado em Labyrinth 3F (77,17)
     
Equipamentos
Espaços disponíveis

     O espaço numerado com 1 diz respeito à fonte das batalhas, isto é, o texto em que o dano, crítico e a evasão são escritos. Existem alguns itens especiais que modificam tais fontes, embora não haja mudanças nos atributos de seu monstrinhos.
    Os espaços numerados com 2 dizem respeito aos brasões ("crests") e os espaços numerados com 3 dizem respeito aos digiovos ("digi-eggs"). Ambos fazem referência a objetos das séries originais de Digimon, Crest faz referência aos brasões dos digiescolhidos (Digimon Adventure) e Digi-Egg aos ovos utilizados para a evolução de armadura (Digimon Adventure 02). Entretanto, há diversos outros itens que se encaixam nesses espaços e não têm relação com esses objetos recém citados.
    Os espaços numerados com 4 dizem respeito às joias, há uma grande variedade de itens que se encaixam nesse espaços. Alguns deles possuem um bônus caso todo o conjunto esteja equipado, por exemplo, as joias de iniciantes ou Yggdrasil.
     Os espaços numerados com 5 dizem respeito aos espíritos. Esse é um ponto ligeiramente polêmico no CMO, uma vez que nem todos os espíritos foram trazidos do servidor coreano. Eles fazem referência aos espíritos digitais que aparecem na quarta temporada de Digimon (Digimon Frontier).
    O espaço numerado com 6 diz respeito às auras, itens luminosos que se localizam no pé do domador. Por um lado, algumas possuem poucos benefícios, por exemplo, Thunder Aura. Por outro lado, algumas são extremamente úteis, tal qual, Deva Aura ou Beam Aura. Dessa maneira, muitas são estéticas enquanto poucas realmente possuem uma função prática.
    O espaço numerado com 7 diz respeito ao D-Ark, esses itens, em geral, dão atributos bônus aos seus parceiros digitais e aumentam o número de cartas utilizáveis, isto é, aumentam o seu Card Slash. Além disso, também existem alguns  que permitem chamar um quarto aliado para a batalha. Eles fazem referência aos digivices dos digiescolhidos da terceira temporada de Digimon (Digimon Tamers).
    O espaço numerado com 8 diz respeito ao Card Extra. Esse item é pouquíssimo útil, a única maneira de recebê-lo é completando a missão do Elecmon no início do jogo e trocando seu ticket na primeira NPC de Digital Heaven. Ele invocará um aliados aleatório para te auxiliar na batalha, embora ele dê um dano baixíssimo.
    Os espaços numerados com 9 dizem respeito às roupas. Esses itens são extremamente úteis, porque podem assumir uma grande variedade de bônus, isto é, um incremento em STR, DEX, CON e INT. Esses atributos extras são adquiridos a partir de um "encantamento" nas roupas: você leva sua peça à mãe da Mimi junto de outro item (comprado do pai dela, que se encontra ao lado) e utiliza um Item Booster para aumentar o nível do "encantamento". Essas melhorias vão do +1 ao +9, sendo o +9 o mais forte de todos e o mais difícil de se atingir. Tais roupas possuem um tempo de uso de 30 dias, é possível restaurar o tempo utilizando um kit de reparo, entretanto, se você não restaurá-las antes de atingirem 0 dias, elas se tornarão inúteis e precisarão de um kit de reparo premium.
    O espaço numerado com 10 diz respeito a uma roupa especial: a fantasia ("costume"). Esse item é semelhante às outras roupas aprimoráveis, mas só pode ser "encantada" com um bônus de experiência. Seu procedimento de melhoria é o mesmo das outras roupas. Além disso, vale ressaltar que essas roupas também precisam ser restauradas de tempos em tempos, mas o custo é maior: ao invés de um kit de reparo, são necessário três.
    O espaço numerado com 11 diz respeito ao acessório utilizado nas mãos. Classifico esses itens genericamente porque podem ser diversos: o item de Promoter e Staff; algumas luvas especiais; pirulitos. As luvas e pirulitos dão alguns bônus especiais dos quais não tenho conhecimento.
    O espaço numerado com 12 diz respeito às meias. Esses itens são considerados roupas, mas não são aprimoráveis, se limitam a ter 10 pontos de ataque a mais. São relativamente raros e possuem pouquíssimo impacto no poder do seu personagem.
    O espaço numerado com 13 diz respeito às asas. Esse itens dão 50 de ataque a todos que os utilizam e possuem cores características, embora ainda não haja diferenças paupáveis entre eles. Dão um ataque relativamente bom, mas são consideradas primariamente como itens estéticos.
    Os espaços numerados com 14 e 15 dizem respeito aos efeitos. Embora sejam duas coisas semelhantes, existem efeitos específicos que se encaixam em cada espaço, por isso, acabei separando em duas categorias distintas. Os itens que se encaixam neles podem ou não ser estéticos, alguns dão bônus extremamente fortes.
 
Equipamentos iniciais

    Esses equipamentos podem ser encontrados no SHOP em uma caixa, basta retirá-la de seu SHOP e clicar em cima dela com o botão direito do mouse. Tais itens são de grande valia aos iniciantes, uma vez que facilitarão um bom período de suas jornadas pelo jogo.
    O kit completo corresponde a três Digi-Egg of Miracle +10, três Crest of Courage +10, três Crest of Honesty +10, um set de joias, um D-Ark e uma Deva Aura. Esse itens ilustram bem algumas das categorias recém citadas no tópico anterior.

Pets

    Os pets não são considerados equipamentos, mas companheiros secundários de batalha. Eles vão te acompanhar por todo o Digimundo dando diferentes tipos de bônus, alguns sendo mais úteis do que outros.
    Para adquirí-los é necessário finalizar certas dungeons, por exemplo, Royal Base ou é necessário comprá-los com DP ou medalhas. Em posse deles (em formato de ovo), você deve se dirigir até o NPC marcado pela letra P no minimapa de Digital Heaven, lá você poderá chocá-los
    Lembre-se de que eles precisam de cuidados, porque possuem vida e suas vidas caem consistentemente a cada minuto que seu personagem esteja online. Para reverter tal situação, é necessário dar comida a eles, existem dois tipos distintos de comida: uma para pets normais e outra para o Pichimon. A do Pichimon regenera absolutamente toda a vida e deve ser dada nos 100 minutos finais, enquanto a dos pets normais regenera apenas 100 por uso e só pode ser usada a partir dos 4000 de vida.
    Para conseguiros alimentos normais, você precisará enfrentar digimons do ranque E e L e, para os alimentos do Pichimon, precisará farmar medalhas para comprá-las. Segue algumas imagens ilustrativas:

    Espero que tenha auxiliado a todos. Divirtam-se!

Links úteis:
Discord
Millenium Player canal do LucasMillenium
 
Nesse tutorial, utilizei algumas fontes:
Ren Guide Book V4 de onde tirei algumas imagens, esse material tem praticamente todas as informações do jogo, é muito útil para todos aqueles que têm dúvidas diversas
 
Primeiros Passos no CMO (tutorial) 
 
Índice:
  1. Como se cadastrar no Cyber Monsters Online
  2. Criação de personagens
  3. Interface de usuário
  4. Comandos de batalha
  5. Captura
  6. Batalhas
  7. Aprofundando: Digimons
  8. Tamer 
  9. Aprofundando: Digimon Medal

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