Aprofundando: Digimons



 
      Os digimons são o pilar central do jogo, uma vez que o jogo é baseado em batalhas. Existem influências do tamer nas batalhas por meio dos itens equipáveis, cards e buffs que podem ser utilizados, embora o tamer em si nunca participe diretamente da batalha. Por isso, faz-se necessário um guia exclusivamente para os digimons.
    A intenção desse post é dar maior autonomia para os jogadores pensarem o jogo, fornecendo informações que julgo serem essenciais para a melhor compreensão do jogo em sua totalidade.

Aspectos gerais

 
    A imagem anterior pode parecer relativamente complexa, por isso, vou explicar cada aspecto dela isoladamente.

Aba central

 
    A aba central é a mais importante das três e nela podemos ver os status do digimon, o atributo dele e as habilidades.
 
    Os status são divididos em:
Strength ou STR, que aumenta HP e Attack
Dexterity ou DEX, que aumenta Attack, Battle Level e velocidade de ataque
Constitution ou CON, que aumenta Defense, HP e VP
Intelligence ou INT, que aumenta Battle Level, VP, HP, Defense e chance de ativar traits 

    De todos os 4 status, o mais relevante é STR, uma vez que sua taxa de Attack por ponto é maior do que DEX, então é recomendável que se aumente STR em todos os digimons que têm a finalidade de darem mais dano.
    Por um lado, Attack e Defense são relativamente autoexplicativos, por isso não entrarei em detalhes. Por outro lado, Battle Level não é intuitivo e não há muitas fontes que citam suas aplicabilidades. Battle Level aumentará a chance de seu digimon acertar ataques, dar críticos e desviar dos ataques dos inimigos.
    Tanto em DEX, quanto em INT, há aspectos ocultos, que foram destacados acima em vermelho. Tal aspecto oculto é amplamente discutido e aceito quando tratamos de DEX, mas, quando tratamos de INT, o assunto é um pouco mais delicado, já que alguns não aceitam essa possibilidade. Entretanto, há uma wiki coreana a qual diz explicitamente que a chance de trait realmente se relaciona com os pontos de INT; vou disponibilizar ao final do post um link para tirarem suas conclusões. Lembrando que a velocidade de ataque é regida pela barra de TP.


    A imagem acima foi retirada da enciclopédia ("V"), um dos menus que você pode acessar e verificar melhor as diferentes características do digimon. No lado esquerdo da imagem, podemos ver o atributo do digimon, a forma necessária para adquirí-lo e as habilidades. No lado direito da imagem, podemos ver os status do digimon, mais conhecidos como build e as traits.
    Para aqueles que não sabem, cada digimon tem sua própria combinação de características como mostradas na imagem acima. Uma questão muito relevante que tange esse assunto é a build.
    A build consiste nos pontos adquiridos pelo seu digimon ao receber um nível, ou seja, a cada nível o seu digimon vai receber pontos em STR, DEX, CON e  INT, esses pontos sempre são distribuídos da mesma maneira. Existe uma notação utilizada pelos jogadores de CMO, que é um número com 4 dígitos, por exemplo, 3312. O significado disso é que o digimon ganhará 3 pontos de STR, 3 de DEX, 1 de CON e 2 de INT a cada nível, da mesma maneira que o Armageddemon ilustrado acima.
 

     Há também os atributos, que seguem a lógica da imagem acima. Uma coisa importante de se citar é que existe mais um atributo conhecido como UNKNOWN, esse "ganha" de todos os outros. Digimons com esse atributo são raros, por exemplo, a linha evolutiva do Diaboromon, a Mervamon e o Apocalymon.

Aba direita

 

     A aba direita diz respeito aos traits dos digimons. Como explicado brevemente em outro post, os traits são habilidades passivas que ativam aleatoriamente durante a batalha, por exemplo, 광기 e 신긍 do Armageddemon são dois traits ofensivos e poderão ser ativados pelo ataque desse digimon. Cada habilidade dessa tem suas restrições, por exemplo, as duas recém citadas só ativam em ataques à distância. Dessa maneira, um digimon pode ter dois traits ofensivos que têm restrições distintas e, consequentemente, não serão ativados com o mesmo ataque, um exemplo disso é o MaloMyotismon, já que o F3 dele não é capaz de ativar o segundo trait, enquanto o F2 o éa.

    Há também traits exclusivos, ou seja, traits que só um digimon possuirá, geralmente os digimons com trait única são de evoluções especiais, tais quais Fanglongmon, Examon, Beelzemon Blast Mode, Rosemon Burst Mode, entre outros.
    Além desses dois tipos, que são específicos para cada digimon, há os capsule traits, divididos entre attack, support e defense. Esses traits são equipáveis no seu digimon a partir do nível 71 e têm diferentes níveis (low, mid e high), cada um deles com efeitos específicos e intensidades distintas. O capsule trait que eu utilizo em meu Armageddemon é um Rage Strike High, embora eu pudesse utilizar vários outros.
    A imagem abaixo é uma lista de alguns capsule traits de attack:

 Aba esquerda
    De todas as três, essa é a menos relevante, trata-se da aba dos títulos. Para alguns, pode ser um assunto completamente novo, já que no DBO não existia essa mecânica. Em resumo, os títulos têm características distintas e podem ser equipados no seu digimon. O título equipado acima pode ser dropado no Pharaohmon e, se não me falha a memória, se chama "King of Digimon", ele dá 18 pontos a mais para todos os status (올스탯+18), aumenta em 1% a chance de ativação de traits (특성발둥확률+1%) e dá mais 10 pontos de Attack (궁격력+10).
    A imagem abaixo ilustra alguns títulos possíveis de se adquirir no jogo, mas não todos:

Análise de digimons

    Para analisar adequadamente os digimons, precisamos saber alguns aspectos deles, principalmente a sua build e seus traits. Para isso, vou analisar isoladamente duas linhas evolutivas que citei no último tutorial: Armadillomon e Ryudamon. Além de duas bestas sagradas: Baihumon e Ebonwumon.
    Começando pela linhagem do Armadillomon:

    Essa linhagem foge um pouco da normalidade, uma vez que não possui evolução mega. Entretanto, o Shakkoumon atua na prática como ultimate e mega simultaneamente. Perceba que toda a linhagem normal dele possui 4 pontos em CON e, pelo menos, 1 ponto em INT, isso indica que sua HP e sua Defense serão muito elevadas, dois aspectos essenciais para digimons tanker. Então, digimons com alta CON e INT tendem a ser bons tankers, sendo a STR um status acessório, já que aumenta a HP também. Para digimons tanker, recomenda-se que coloque todos os pontos em CON.
    Retomando rapidamente o assunto capsule traits, os digimons tanker geralmente se beneficiam muito do Provocation, uma vez que direcionará todos os ataques unit para ele. Dessa maneira, seus digimons focados em dano poderão utilizar Overload livremente sem terem chance de morrer, caso o digimon inimigo tenha ataque unit no F3, uma vez que no CMO o F2 não é utilizado pelos inimigos.


 
    A segunda linhagem é a do Ryudamon:

     Observe que cada digimon dessa linha possui 4 pontos em STR e 3 pontos em DEX. Isso indica que eles terão um Attack relativamente elevado, além de maior velocidade de ataque, chance de dar críticos e acertar os ataques, esses últimos três sendo efeitos tanto da DEX quanto do Battle Level. Dessa maneira, esse digimon terá um dano relativamente alto. Além disso, esse digimon possui um trait ofensivo 일격, que aumentará ainda mais o dano caso seja ativada. Para digimons focados em dano, recomenda-se que que coloque todos os pontos em STR.
    Em relação às capsule traits, recomendo o uso de  Killers e Rage, que são os melhores traits de dano. No caso dos Killers, o seu digimon dará uma porcentagem de dano a mais em um atributos específico dependendo da qualidade do item equipado. Por exemplo, o Data Killer High dará 60% a mais de dano em digimons do atributo DATA, enquanto um Virus Killer Mid 40% a mais de dano em digimons do atributo VIRUS.
    No caso do Rage, a porcentagem do dano é aumentada conforme a vida do seu digimon diminui, além de que tal porcentagem é indiferente ao atributo do digimon. Um bom uso do Rage é utilizando-se Overload, uma vez que automaticamente diminuirá a vida do seu digimon e aumentará seu dano. Recomenda-se que utilize o card White Wing junto dos outros, caso o inimigo tenha F3 em área, a fim de que seu digimon não morra com um hit ou, caso o inimigo tenha F3 unit, utilize um digimon tanker com Provocation.
 
    Essas duas linhagens serão receptáculos para bestas sagradas em momentos posteriores do jogo. Uma vez que são ótimos exemplos de digimons capturáveis e facilmente conseguidos no início do jogo.
    
    As duas bestas que serão abordadas nesse momento serão: Baihumon(백호몬) e Ebonwumon(헌무몬). Para aqueles que desconhecem, as bestas sagradas podem ser colocadas em diversos digimons, desde que você tenha em sua posse 12 digicores da besta específica e o digimon alvo seja, ao menos, nível 100. A primeira a ser analisada será o Baihumon e, em seguida, o Ebonwumon.
    O Baihumon é um digimon do tipo DATA com build 4312. A partir das reflexões anteriores, podemos inferir que ele é um digimon focado em dano, já que possui 4 pontos em STR e 3 pontos em DEX. Ele é muito importante para jogadores iniciantes porque, embora seja um digimon relativamente caro, ele dá muitas vantagens a quem o utiliza, isso se deve ao seu trait Double Attack (더블어택) que consiste em um hit com dano dobrado. O digimon que pode servir de base para o Baihumon é o Ryudamon, embora não seja o único possível.
    O Ebonwumon é um digimon do tipo VACCINE com build 2143. A partir das reflexões anteriores podemos inferir que ele é um digimon tanker, já que possui 4 pontos em CON e 3 em INT, além de 2 pontos acessório em STR. Ele também é um digimon importante, uma vez que facilitará muito o farm e o ato de upar em alguns pontos específicos. Em relação aos seus traits, ele tem chance de regenerar 15% da sua HP e da sua VP ao atacar (리커버리), além de ter uma chance de esquivar de um ataque unit (예감), esses dois traits auxiliam ainda mais a sobrevivência de seu digimon. O digimon que pode servir de base para o Ebonwumon é o Shakkoumon, embora não seja o único possível.

    Espero que tenha auxiliado a todos. Divirtam-se!

Tutorial feito por: Sotin

Links úteis:

Nesse tutorial, utilizei algumas fontes:
Compilado de imagens que foi parcialmente traduzido do Naver (muitas estão desatualizadas e devem ser usadas como refêrencia, nunca como padrão)
Wiki Coreana que comenta a relação entre INT e os traits (traduzir o tópico 3.5 스테이터스)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CMO's begginer guide (pt. 1)

Primeiros passos no CMO (pt. 1)

Digimon RPG Online is back