Criação de personagens

     Esse é o primeiro de uma série de textos explicando os fundamentos do Cyber Monsters Online (CMO). Essa postagem abordará a criação de personagens focando os monstrinhos iniciais, de maneira que os novatos sejam capazes de iniciar bem a sua jornada pelo Digimundo.

Mentalidade de jogo
    Existem muitos motivos para se jogar algo além de se tornar forte e rico rapidamente, para mim, a diversão é uma dessas outras motivações. Por isso, acredito que os guias não são instruções obrigatórias para todos aqueles que desejam jogar, muito pelo contrário, a experiência de cada um é única e deve ser aproveitada da maneira que o jogador escolher. Dessa maneira, recomendo que sigam ou façam o que lhes for conveniente.

Personagem

    Diferentemente do DMO, não há diferenças de força entre os personagens jogáveis, então, escolha livremente entre um dos quatro digiescolhidos de acordo com sua preferência de personalidade ou visual.
 
Digimon

    O seu parceiro, por outro lado, terá muitas diferenças dependendo de qual você escolher. Da esquerda para a direita temos: Gigimon (Guilmon), Viximon (Renamon), Gummymon (Terriermon) e Dorimon (Dorumon). O último da esquerda para a direita muda mensalmente e pode ser: Dorimon, Hopmon (Monodramon), DemiVeemon (Veemon) e Yaamon (Impmon).
    Em seguida elencarei os melhores, mas não se sinta pressionado a pegar um parceiro pela sua força, você é livre para escolher aquele que você prefere, uma vez que é possível evoluir no jogo sem utilizar diretamente o seu parceiro.
 
 
Classificação de parceiros

    A colocação é decrescente da esquerda para a direita, ou seja, o Impmon é o melhor e o Guilmon é o pior de todos. Explicarei melhor os motivos por trás dessa classificação na próxima parte, que será mais densa, ficando a cargo do leitor passar por ela ou não.

Analisando os parceiros
    Farei análise dos sete parceiros que estão disponíveis durante a criação de personagem, dessa maneira, tanto os de Savers quanto o Lucemon estarão de fora, uma vez que só é possível adquiri-los utilizando um item especial.
    A partir de agora, utilizarei um termo recorrentemente: build. Para aqueles que não sabem, build consiste nos pontos adquiridos pelo seu digimon ao receber um nível, ou seja, a cada nível seu digimon vai receber pontos em STR, DEX, CON e INT, esses pontos sempre são distribuídos da mesma maneira. Existe uma notação utilizada pelos jogadores, que é um número com quatro dígitos, por exemplo, 4310. O significado disso é que o digimon ganhará quatro pontos de STR, três de DEX, um de CON e zero de INT a cada nível.
    Antes de iniciar a análise, farei algumas considerações iniciais:
1ª As imagens que utilizarei nesse texto estão todas em coreano, porque são baseadas no jogo original (KDRO), então, algumas informações podem não ser iguais às do CMO;
2ª Eu traduzirei as partes mais relevantes das imagens, deixando algumas de fora;
3ª Deixarei um link para o documento original aqui e no final do texto;
4ª As linhagens não estão completas, porque foquei exclusivamente na linhagem original, ou seja, sem nenhuma evolução alternativa;
5ª A análise é voltada para os novatos, então, pensarei primariamente na função que esse digimon exercerá para eles, embora os iniciais possam atuar de maneira diferente para jogadores avançados.
 
    Glossário:
속성: Atributo
바이러스: VIRUS
데이타: DATA
백신: VACCINE
스텟: Status (build)
스킬1 e 스킬2: Skill 1 (F2) e Skill 2 (F3)
x근: Close Range, sendo x o número de inimigos que levam dano
x원: Long Range, sendo x o número de inimigos que levam dano
특성: Traits

Impmon

     Como esse é o primeiro a ser analisado, explicarei brevemente quais os pontos principais da análise. O fator preponderante na análise de um digimon de dano para iniciantes é se uma de suas habilidades na forma Mega é em área. Além disso, a build (pontos recebidos por nível) e a existência de um trait (habilidade passiva) de dano também influenciam em sua classificação, embora sejam menos relevantes do que a própria habilidade.
    A build de dano fala por si só, quanto melhor a build, maior o dano e, dessa maneira, mais fácil para matar os inimigos. A habilidade em área será necessária para matar uma grande quantidade de inimigos (de três a cinco) com um único ataque, por isso, ela tem maior relevância do que a própria build. O Guilmon não possui habilidade em área, mas você pode iniciar com ele se for de seu desejo, embora seja necessário um outro monstro capturável com habilidade em área, por exemplo, Ryudamon.
    O Impmon possui uma excelente build com quatro pontos em STR e quatro pontos em DEX, tornando-o extremamete forte e veloz. Sua habilidade secundária é em área, permitindo que ele mate todos os inimigos com apenas um ataque. Além de possuir uma habilidade secundária em área, sua build é a melhor de todas, por isso, ele é o inicial mais forte dentre todos os disponíveis durante a criação de personagens.
 
Dorumon

    O Dorumon possui uma boa build com três pontos em STR e três pontos em DEX, sendo um digimon veloz. Sua habilidade secundária é em área, além de poder ativar um trait que aumenta em 20% o dano causado. Esse monstro possui uma trait de dano atrelada ao ataque em área, mas sua build é inferior à do Impmon. Isso significa que existe menos consistência em seu dano alto, uma vez que há dependência da trait e ela nem sempre será ativada.
 
Renamon

    A Renamon também possui uma boa build de dano com dois pontos em STR e quatro em DEX, sendo um parceiro extremamente veloz. A sua habilidade secundária é um ataque em área, além da possibilidade de ativar um trait de crítico. A Renamon é ligeiramente mais fraca do que o Dorumon porque sua build possui um ponto a mais em DEX e um a menos em STR, fazendo com que seu dano seja inferior.

Monodramon

    O Monodramon, em geral, possui uma build satisfatória, a sua Mega possui três pontos em STR e dois em DEX, ele é um digimon ligeiramente veloz. A sua habilidade secundária é em área. Embora ele possua uma build satisfatória, a sua habilidade em área não pode ativar nenhum trait de dano, por isso, ele é inferior à Renamon
 
Terriermon

    O Terriermon build de dano medíocre com três pontos em STR e apenas um em DEX, isso não só diminui o seu dano, como também o torna lento. Entretanto, sua habilidade secundária é em área, permitindo que ele seja útil nos níveis iniciais. O Terriermon é inferior ao Monodramon porque sua build possui um ponto a menos em DEX.
    Embora não seja o foco da análise, o Terriermon é excelente como Tanker, uma vez que sua build possui três pontos em STR, três em CON e dois em INT. CON é o principal, porque dá pontos de vida além de defesa, INT e STR são secundários, porque dão defesa e pontos de vida respectivamente. 

Veemon

    O Veemon possui uma build satisfatória com três pontos em STR e dois em DEX, sendo um monstro ligeiramente veloz. Sua habilidade primária é em área. Embora a build do Veemon seja superior à do Terriermon, o Veemon continua sendo inferior ao Terriermon, porque a sua habilidade em área é a primária, enquanto a do Terriermon é a secundário. A explicação disso é que o ponto em DEX não vai compensar a diferença de dano de uma habilidade primária para uma secundária.
 

Guilmon

    O Guilmon possui uma build de dano satisfatória com três pontos em STR e dois em DEX, ele é um digimon ligeiramente veloz. Nenhuma de suas habilidades é em área. Por não possuir nenhuma habilidade em área, o Guilmon se torna a pior opção para um novato, já que não será capaz de matar diversos inimigos com apenas um ataque. Como pontuado anteriormente, você pode utilizá-lo se for de seu agrado, uma vez que é possível avançar no jogo utilizando outros monstrinhos.
    
Pensamentos finais
    Devemos lembrar que as análises dependem de muitos fatores e podem ser extremamente complexas, podendo gerar divergências entre diferentes pessoas, por isso, lembre-se de que não há consenso pleno sobre alguns pontos. Há uma explicação melhor sobre isso no final do seguinte texto: "Evoluções: Belphemon Rage Mode".
    Se houver dúvidas em relação ao assunto, o seguinte texto pode auxiliar em uma compreensão mais aprofundada: "Aprofundando: Digimons".

    Espero que tenha auxiliado a todos. Divirtam-se!

Texto feito por: Sotin
 

Links úteis:
Discord
Millenium Player canal do LucasMillenium

Fontes:
쏘담 수정 계산기 배포용 documento no qual há uma grande quantidade de informações sobre o KDRO, lembre-se de que nem todas as informações que lá se encontram são aplicáveis ao CMO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CMO's begginer guide (pt. 1)

Primeiros passos no CMO (pt. 1)

Digimon RPG Online is back