Comandos de batalha

    Algumas pessoas focam muito no aspecto "point and click" do CMO, por não conhecer ou não gostar dos comandos de batalha. Entretanto, esses comandos são muito úteis e podem te ajudar a batalhar melhor.

Vantagens
    Muitas vezes, nosso desejo é diminuir ao máximo o tempo de batalha, não só porque gastaremos menos recursos, mas porque poderemos aumentar o nosso número de batalhas por hora. Os comandos de batalha são capazes de realizar isso. Aumentar o número de batalhas por hora tem impactos na nossa experiência por hora e nas chances de conseguir alguns itens.
    O impacto na experiência é autoexplicativo, se há mais batalhas por hora, você matará mais inimigos e receberá como recompensa mais experiência. A chance de conseguir alguns itens aumentará conforme maior o número de batalhas não porque as porcentagens flutuam, mas porque a mesma porcentagem será utilizada mais vezes. Lembrando que esse conceito de batalhas por hora também é útil em relação aos buffs, porque haverá mais batalhas sob o seu efeito, aumentando a eficácia deles.
    Para ilustrar melhor, farei um exemplo numérico com valores arbitrários:
Considerações iniciais
Os resultados serão sempre aproximados para que não haja muitas casas decimais
Porcentagem de ganhar o item - 5%
Quantidade de experiência por batalha - 1000
Número de batalhas por hora - 10 e 20
 
Chance de conseguir pelo menos um item
10 batalhas por hora
100% - (95%)^10 = 40,12%

20 batalhas por hora
100% - (95%)^20 = 64,15%

Experiência
10 batalhas por hora
1.000*10 = 10.000

20 batalhas por hora
1.000*20 = 20.000

Comandos
     Para ilustração, segue uma imagem completa da interface de batalha:

    No cantor superior direito, há os botões das habilidades, o primeiro é o ataque básico que não gasta VP, o segundo é um ataque que gasta menos VP e o terceiro é um ataque que gasta mais VP. O segundo ataque é mais fraco do que o terceiro.
    O comando do primeiro é F1, o do segundo é F2 e o do terceiro é F3.

    No canto superior direito, há os espaços para as cartas de efeito, ao clicar em cima deles com o mouse ou com o comando, a lista das suas cartas equipadas aparecerá.
    O comando do primeiro da esquerda para a direita é 1, o do segundo é 2 e o do terceiro é 3.  

    A lista das cartas equipadas possui 6 espaços, sendo eles equivalentes às cartas equipadas no seu inventário. O primeiro de cima para baixo é o primeiro equipado no inventário da esquerda para a direito e assim sucessivamente.
    O comando do primeiro de cima para baixo é 1, o do segundo é 2, o do terceiro é 3, o do quarto é 4, o do quinto é 5 e o do sexto é 6.

    Minha dica para adicionar as três primeiras cartas equipadas é utilizar a seguinte sequência de comando: 123123. Essa sequência não só permite adicionar todos rapidamente, como também não exaure tão facilmente seus dedos quanto no caso da sequência112233.
    Para remover uma carta dos espaços, basta selecionar o comando dela, a lista de cartas equipadas aparecerá e basta selecionar o botão: '. Esse botão se localiza do lado esquerdo dos números, exatamente ao lado do número 1. Caso você não selecione um espaço específico, todos os três espaços de carta serão esvaziados.
    No cantor superior direito, há também três botões que dizem respeito, da esquerda para a direita: à captura, à invocação e à evolução.

    O da captura tem como comando a letra C, um texto aparecerá na tela e você pode tentar capturar um monstro do tipo in-training, caso seu parceiro digimon esteja no nível 11 ou superior e haja um espaço vazio na sua equipe.
     O de invocação tem como comando a letra R, caso você o utilize, aparecerá uma nova opção para selecionar qual digimon será invocado para a batalha, nesse caso, não há um comando específico para chamá-los, então, será necessário clicar em cima da imagem daquele que desejar. Se você chamar um monstro acidentalmente para a batalha, pode removê-lo utilizando o mesmo procedimento.
    
    Ao invocar mais digimons para a batalha, você é capaz de alternar entre eles com a tecla TAB do teclado, ela está do lado esquerdo dos número e ligeiramente abaixo, seu símbolo são duas setas uma apontando para cada lado. Segue o esquema de rotação de digimons, sendo as flechas vermelhas correspondentes a um D-Ark especial que permite uma terceira invocação.

    O terceiro é o menos útil, seu comando é a letra E, caso você o utilize, aparecerá uma lista com as três ou duas evoluções possíveis. A Champion tem como comando Shift+Q, a Ultimate tem como comando Shift+A e a Mega tem como comando Shift+Z.
    
Comandos adicionais
    Ainda há dois comandos adicionais que são úteis fora da batalha. O primeiro deles é o Ctrl, esse comando permite que você inicie batalha com inimigos independentemente de eles estarem em cima de um item. Sem utilizar esse comando, você pode acabar pegando alguns itens do chão sem querer. Segue uma comparação do ponteiro do mouse sem segurar o Ctrl e segurando o Ctrl:
 
    O segundo comando é o Alt, esse comando permite que você veja o nome de todos os itens que se encontram no chão. Esse comando é especialmente útil caso a área esteja cheia de jogadores ou os itens estejam muito dispersos, assim é possível achar itens escondidos ou facilitar a procura dos mais relevantes.

    Espero que esse texto introdutório tenha sido de grande proveito aos novatos, qualquer dúvida podem entrar em contato comigo pelos comentários ou enviando uma mensagem, tanto no meu privado do Discord, quanto nos canais do Discord oficial do CMO.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CMO's begginer guide (pt. 1)

Primeiros passos no CMO (pt. 1)

Digimon RPG Online is back